26 de junho de 2008

Dia Mundial da Luta Contra a Droga

Assinala-se, igualmente, no dia de hoje, um aspecto importante do quotidiano do nosso Mundo, uma prática, cada vez mais frequente e que, lamentavelmente, grassa milhares de pessoas, sobretudo jovens.
Porque há alternativas, porque a VIDA é um bem extremamente precioso para se desperdiçar, porque acima de todas as frustrações há sempre algo que nos move e nos impele a procurar a felicidade, é crucial que o consumo de droga deixe de fazer parte do dia-a-dia de milhares de pessoas que, com tal prática, se vêem privadas do seu bem mais essencial: a Vida!
Lutemos, pois, por esta causa!!!

Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura

Assinala-se, hoje, a nível mundial, o dia de apoio a todos aqueles que sofrem ou já sofreram torturas, nas suas mais variadas formas.
É importante tomarmos consciência que cada ser humano é possuidor de uma "inafastável densidade ética", consubstanciada na dignidade da pessoa humana, que lhe confere um acervo de direitos, de entre os quais, se destaca a proibição de sujeição a comportamentos desumanos e degradantes.
É, pois, urgente, a luta pelo terminus de todo o tipo de tortura, em qualquer lugar do mundo.
Somos todos PESSOAS. Somos todos SERES HUMANOS!!!

24 de junho de 2008

Dia de São João

Em Junho, todos sabemos que é tempo de marchas populares, sardinha assada e fogueiras, em festejos dos Santos Populares.
Hoje, 24 de Junho, é o dia do nascimento de São João.
São João, também conhecido por João Baptista, filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus, foi profeta e baptizou inúmeros judeus, entre os quais, o próprio Jesus, no Rio Jordão.
Assumiu primacial importância no que respeita a rituais que, mais tarde, viriam a ser adoptados pela religião católica. Referimo-nos ao baptismo: o renascer pela água.
"Somos feitos de carne, mas temos que viver como se fossemos feitos de ferro."
(Sigmund Freud)

23 de junho de 2008

Parabéns Petrinha!!!

Sempre soube que as palavras criam realidades e os pensamentos, obras...
Promove, pois, realidades da fugaz natureza das palavras e obras da deliciosa criatividade dos pensamentos!!!
Muitas felicidades!!!
E que o teu livrinho, cuja foto tive o prazer de tirar:), seja um sucesso.
PARABÉNS!!!

21 de junho de 2008

Solstício de Verão

Ora, ora, que dia será hoje?

Amantes do Sol, da praia, do calor... Não vos lembra nada?
É verdade, hoje é o início do Verão. O dia 21 de Junho, no Hemisfério Norte, é o maior dia do ano e, por conseguinte, a noite é a mais pequena do ano.
Tal deve-se ao facto do Sol, no dia de hoje, apresentar, no seu trajecto celeste, o maior afastamento, em termos de latitude, da linha do Equador. A tal fenómeno astronómico dá-se o nome de Solstício.
O Solstício ocorre duas vezes por ano. A próxima será no dia 21 de Dezembro, altura em que se iniciará o Inverno e, por conseguinte, será o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

Por isso, aproveitem bem os dias de calor e sol que se avizinham:)
O Verão, finalmente, chegou!!!

20 de junho de 2008

Dia Mundial do Refugiado

Dia 20 de Junho é, mundialmente, considerado o dia em que prestamos uma homenagem a todos os homens, mulheres e crianças que, neste nosso Mundo, se vêem forçados a abandonar as suas casas, as suas posses, a sua terra, a sua vida, por motivos muito distantes da sua vontade.
Razões de ordem política, ideológica, étnica, entre muitas outras, forçam milhares e milhares de seres humanos a abdicar da sua vida, numa "peregrinação" rumo a um novo horizonte, guiados por poucas ou nenhumas esperanças e certezas, na busca de um futuro melhor.
Para que este dia seja, mais uma vez, lembrado e justamente celebrado, aqui vos deixo alguns links interessantes:
"Refugees have done more for my heart and my spirit than I can ever express in words. They've changed my life with their friendship, love, courage and loyalty" (Angelina Jolie, Goodwill Ambassador, UNHCR)

19 de junho de 2008

O Gato mais Famoso do Mundo!

A 19 de Junho de 1978, foi publicado o primeiro cartoon do Garfield, esse gato maroto, gordo e dorminhoco, que adora lasanha e fazer traquinices, o que o torna tão divertido.
Aqui vos deixo uns links...
Deliciem-se!

18 de junho de 2008

Dia Nacional do Médico

Hoje, dia 18 de Junho, é o Dia Nacional do Médico, em Portugal.
Não poderia "deixar passar" esta data importante e salientar o papel activo, útil, necessário e extremanente imprescindível de todos os Homens e Mulheres que dedicam a sua vida a salvar vidas.
Para todos eles, que tantas vezes têm a nossa vida nas mãos, o meu sincero agredecimento e homenagem.

Os Benefícios da Maçã


A maçã, da família Rosaceae e género Malus, é, sem qualquer margem para dúvidas, das frutas mais saborosas, refrescantes, completas e ricas em vitaminas, essencialmente B1 e B2, sais minerais como o fósforo e o ferro, potássio e outros fitonutrientes com capacidades antioxidantes, extremamente importantes para o nosso organismo.

Ajuda a prevenir a obesidade, o colesterol, dificulta a absorção das gorduras e glicose, auxilia na eliminação do excesso de água retida no corpo, melhora a circulação sanguínea, evita a arteriosclerose e tem, igualmente, propriedades laxantes, regulando o trânsito intestinal.


Existem estudos recentes que aliam o consumo deste fruto, especialmente através da ingestão do seu sumo, à prevenção da asma. (http://www.maca.pt/News/newsdetail.aspx?news=3e2cd111-8c68-43b4-a86e-8e9f39f28547).


Além disso, é de todos sabido, a variedade de utilizações que esta fruta pode assumir na gastronomia.

Para tanto, aqui deixo algumas dicas: http://www.gastronomias.com/doces/doce0752.htm - Batido de Maçã http://sabores.sapo.pt/receita/?1977/c/tarte_de_maca - Tarte de Maçã http://www.maca.pt/custompages/showpage.aspx?pageid=c078220f-1a94-433a-a0d9-fe281e6a2048&m=b33 – Outras Sugestões

Para mais informações, vide: http://www.maca.pt/?m=a71 e http://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7%C3%A3, entre outros.

Pensamento a Deus...

Sim, aceito!
Sim, acredito!
Sim, entrego!
Sim, confio!
Sim, agradeço!
Aceito porque és o sábio dos sábios.
Acredito porque és a verdade das verdades.
Entrego porque és o guardião dos guardiães.
Confio porque és o tesouro dos tesouros.
Agradeço porque és o amor dos amores.
Aceito o Teu convite. Acredito na Tua verdade. Entrego-Te a minha vida. Confio na Tua vontade. Agradeço o Teu amor.


Que me possa transformar em algo belo e generoso.
Que possa ser respeitador para respeitar…
Que possa ser alegre para alegrar…
Que possa ser agradável para agradar…
Que possa ser amável para amar…

17 de junho de 2008


"Eleva a tal ponto a tua alma, que as ofensas não a possam alcançar." (René Descartes)

Dia Mundial do Combate à Desertificação


A nossa consciência ecológica e a preocupação com a "saúde" do planeta Terra deve estar "em cima da mesa", num dia como o de hoje!

A desertificação, a seca, o abandono das regiões mais interiores e super concentração no litoral, aliada à erosão progressiva dos solos abandonados e perda das suas potencialidades, se não for atempadamente travada, pode expandir os desertos, diminuir a área de terra cultivável, extinguir espécies da fauna e flora, pondo em risco a sobrevivência humana e do próprio Planeta.

Urge que ponhamos mãos à obra!!!

15 de junho de 2008


"Ser artista é nunca afastar os olhos" (Akira Kurosawa, cineasta japonês)

Comemoração da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul


Hoje é um dia memorável.


A 15 de Junho de 1922, os aviadores portugueses, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, concluiram a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, com êxito, tendo chegado ao Rio de Janeiro, no Brasil, num hidroavião.


A sua viagem teve início a 30 de Março do mesmo ano, com partida de Lisboa e, após alguns imprevistos no decurso da viagem, chegaram ao outro lado do Atlântico, sendo merecedores de um notável sucesso e apreço.


O hidroavião da partida foi batizado de Lusitânia.

13 de junho de 2008

Dia de Santo António


Santo António, cujo nome de baptismo era Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo, nasceu a 15 de Agosto de 1195, em Lisboa e faleceu em Pádua, cidade italiana, a 13 de Junho de 1231.

Dedicou a sua vida à pregação, sendo venerado pela Igreja Católica. Foi canonizado e beatificado em 1232, em Roma, pelo Papa Gregório IX.

Padroeiro da cidade de Lisboa, dos pobres, das mulheres grávidas e dos casais apaixonados é muitas vezes apelidado de "Santo António Casamenteiro".

O festejo do seu dia está associado aos Santos Populares e à folia das Marchas de Lisboa.

Tributo a Fernando Pessoa

Em 13 de Junho de 1888, nascia Fernando António Nogueira Pessoa, comummente conhecido por Fernando Pessoa, na freguesia dos Mártires, em Lisboa.

Pelo seu vastíssimo e magnífico tributo ao povo português e pelo alimento pr'a alma com que, tantas vezes, me sacia, aqui lhe deixo a minha sincera e modesta homenagem.

São suas, estas palavras:

"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus."
(Fernando Pessoa/Alberto Caeiro; Poemas Inconjuntos)

12 de junho de 2008

Antes que a tua cruel vontade te leve à crítica, aprende a mudar os outros em Ti!!!
(Tânia Neves)


"O tempo é o melhor autor - sempre encontra um final perfeito." (Charles Chaplin)

My Life's Garden


A vida é mesmo isso: um jardim! Florido ou não, dependendo daquilo que cada um de nós semeia e planta, colhe ou rega...

Atravessa cada dia como os segundos impelem os ponteiros do relógio a mover-se e, poderá estagnar se pretendermos ver a paralesia total das nossas emoções e daquilo que realmente somos.

Aprendemos que cada minuto pode ser O minuto.

Saboreamos cada momento como sendo O verdadeiro momento.

Recordamos cada peripécia como sendo A que exalta a autenticidade e unicidade de cada tudo e nada que movemos no Presente.

No fundo, entendemos que para crescer vivemos em comum, em conjunto, na sociedade.

Interiorizamos que o Eu e o Tu estão tão próximos como o Aqui e Agora, como o Ontem e o Amanhã.

Percebemos que existe apenas o Nós, a verdadeira coroa da Humanidade!

E é aí, que Eu e Tu estamos, estivémos e estaremos...formando o cristal brilhante deste Jardim de Vida, florido e multicolor!

First Day!!!


Today is the first day!


The first day of many other days...

Today, is the day!

Today is the first!




First day!!!